quarta-feira, 24 de abril de 2013

Exercitando o cálculo mental


Boa atividade para desenvolver  cálculo mental:

1. Penso em um número, agrego 30 e obtenho 70. Qual é esse número?
2. Penso em um número, tiro 200 e obtenho 700. Em que número pensei?
3. Agrego um número a 300 e obtenho 1.000. Que número agreguei?
4. Tiro um número do número 6000 e obtenho 2000. Que número tirei?
5. Penso em um número, agrego 100 e obtenho 400. Em que número pensei?
6. Penso em um número, junto 3000 e obtenho 8000. Em que número pensei?
7. Penso em um número, tiro 900 e obtenho 100. Em que número pensei?
Alguns enunciados possíveis:
a. Penso em um número, junto 250 e obtenho 600. Em que número pensei?
b. Penso em um número, tiro 150 e obtenho 450. Em que número pensei?
c. Agrego 250 a 450. Que número obtenho?
d. Tiro 450 de 900. Que número obtenho?
e. Agrego 140 a 470. Que número obtenho?
f. Tiro 150 de 530. Que número obtenho?
Avaliação
Depois de realizar as atividades de adivinhações, discuta com os alunos sobre as estratégias que utilizaram e coloque os procedimentos discutidos num cartaz, peça que as crianças resolvam cálculos como estes, pois é uma maneira de colocarem à prova
os modos de resolução que foram discutidos até então.
a. 530 + .... = 600
b. 720 + .... = 1.000
c. 45 + .... = 1.000
d. 890 + .... = 1.000
e. 600 + 800 = ....
f. 1.500 + 700 = ....
g. 900 - 700 = ....
h. 800 - 250 = ....
i. 1.000 - 400 = ....
j. 3.400 - 600 = ...

Nenhum comentário: