Planos de Aula Matemática

Plano de Aula: MATEMÁTICA
Data:
I. Dados de Identificação:
Escola: Theodoro De Bona
Professor (a): Marinês Dalila Allebrandt Teixeira
Ano: 4º Ano
Turma: A
Período: Manhã
II. Tema:
JOGO: QUANTO MENOS MELHOR!

III. Objetivos
a)     Resolver situações-problemas que envolvam os campos conceituais das estruturas aditivas(retirar) e das estruturas multiplicativas  (comparativa, subtrativas e repartitivas);
b)    Perceber as propriedades aditiva e subtrativa do sistema;
c)     Desenvolver cálculo mental com a multiplicação do 100.
IV. Duração:
6 horas/aula

V. Tópicos relativos ao conteúdo:
* Propriedades do Sistema de Numeração Decimal;
*Tabuada do 100
*Subtração

VI. Encaminhamento Metodológico:
a)     Descrição das etapas:
1.     Organizar os grupos, (pode ser duplas, trios, equipes de quatro alunos)
2.     Entregar o conjunto de fichas sobrepostas e pedir que os alunos separem o conjunto de números que possuem 3 e 4 ordens  (centenas e unidades de milhar).
3.     Fazer uma simulação do jogo com um grupo, tendo os demais como observadores, para que todos possam verificar e compreender as regras.
4.     Ao final do jogo explorar situações que tenham surgido durante a brincadeira.
b)    Para organizar o jogo:
1.     A ficha 4.000 é para iniciar o jogo.
2.     Os alunos decidem a ordem em que deverão jogar.
3.     Na folha de papel, todos do grupo escrevem seus nomes na ordem em que irão jogar.
c)     Regras do jogo:
1.     O jogo inicia com a ficha 4.000 colocada no centro do grupo.
2.     Na folha de papel, escreve-se o número 4.000.
3.     O primeiro jogador joga o dado, verifica o número obtido e o multiplica por 100. Pega a ficha correspondente ao resultado da multiplicação e a subtrai de 4.000, fazendo as trocas necessárias para formar o novo número.Por exemplo: Se ao jogar o dado sair o número 4, tem-se 4x100=400. Pega-se a ficha  400, coloca-se abaixo do 4.000 e pensa-se no resultado da subtração.
4.     O jogador pega as fichas e forma o número correspondente ao resultado. Esse será o novo número para o próximo jogador. Na folha de papel, registra-se o cálculo feito. No caso do exemplo forma 3.600.
5.     A partir do novo número formado, é a vez do próximo jogador fazer o mesmo processo.
6.     O primeiro que chegar a um número menor que 1.000 avisa:”Quanto menos, melhor” e vence o jogo.
d)    Resolução de situações-problema sobre o  jogo:
1.     João percebeu que o colega que jogava com ele poderia ganhar o jogo, pois na mesa estava o número 1.400. Você concorda? Que números deveriam sair no dado para que o colega de João não ganhasse o jogo? (sim poderia ganhar com a próxima jogada, a não ser que tirasse o 4,3,2 e 1)
2.     João viu na mesa o número 1.300. Ele jogou o dado e disse:”Quanto menos, melhor!” Qual o número que ele tirou no dado? (4, 5 ou 6)
3.     Dois jogadores já jogaram. Na mesa há o número 3.800. Qual o número que saiu no dado de cada jogador?  Explique sua resposta. (1= cada jogador só pode ter feito 1 ponto em sua jogada)
4.     Em 4 jogadas seguidas saiu o número 5 no dado. Qual o número que deve estar sobre a mesa? O jogo já terminou? (2.000)(não terminou)
5.     Qual o número mínimo de jogadas para que haja um vencedor nesse jogo, se ele estiver sendo jogado em dupla? (6 pontos+ 6 pontos+ 6pontos+ 6pontos+6 pontos+1 ponto)

VII. Recursos didáticos:
- Um jogo de fichas sobrepostas por equipe;
- Uma folha, um lápis por equipe;
- Um dado por equipe.
- Caderno de matemática para registro de situações-problema que a professora propor, após o término do jogo.

VIII. Avaliação:
- Observação dos alunos durante o jogo: Estão conseguindo realizar o cálculo mental? Quais estratégias estão utilizando para realizar os cálculos?
- Averiguar a resolução das situações-problema.
Critérios:
- Resolve situações de subtração envolvendo os dignificados de juntar, retirar, acrescentar e completar quantidades;
-Relaciona adição e subtração como operações inversas;

XIX. Bibliografia:

SMOLE, Kátia Stocco. Materiais manipulativos para o ensino das quatro operações. Coleção Mathemoteca. Mathema, São Paulo 2012.

http://multimidia.educacao.curitiba.pr.gov.br/2016/3/pdf/00099957.pdf. Plano Curricular Preliminar, 4º Ano, 2016.



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