Bandeira do Brasil e estados

BANDEIRAS DOS ESTADOS BRASILEIROS

Relato do desenvolvimento do trabalho realizado com as turmas de 4º Ano  e 5º Anos no laboratório de Informática da Escola Mun. Agripino João Tosin:

Objetivos: 
  • Levar os alunos a realizarem pesquisa na ABCTeca;
  • Proporcionar o reconhecimento das bandeiras dos estados brasileiros;
  • Oportunizar, de forma lúdica, a fixação do conteúdo de geografia sobre os estados brasileiros;
  • Relacionar estado à sua sigla.
Desenvolvimento: 

1ª Aula:
Realizaram atividades disponíveis no módulo V - Um Filho Teu não Foge a Luta, relacionadas as assunto: Regiões brasileiras , seus estados, siglas dos estados e  localização dos estados no mapa do Brasil.


2ª Aula:
1º Passo:
Receberam o álbum de figuras produzido pela professora de informática no programa PowerPoint e impresso posteriormente para ser completado com as imagens. Neste álbum havia o espaço para colar a bandeira, a informação sobre a mesma e a sigla do estado.

2º Passo:
Receberam a folha  impressa com as imagens das bandeiras dos estados brasileiros, porém sem o nome dos estados, para que pesquisassem na ABCTeca a qual estado cada uma pertencia, observando detalhes e cores.
Exemplo, porém sem o nome dos estados:

Bandeira dos estados brasileiros e Distrito Federal



3º Passo:
Recortaram as bandeiras, pesquisaram na ABCTeca, a qual estado a bandeira pertencia e colaram no álbum. 

















4º Passo:
Posteriormente fizeram a avaliação sobre o trabalho:












ANEXOS:

 Mais informações que contribuíram para o trabalho:

Símbolos Nacionais Oficiais:

Cada país tem seus próprios símbolos nacionais.
O Brasil possui quatro símbolos nacionais oficiais.
Saiba mais, clicando no link abaixo:

Conheça mais sobre os Símbolos Nacionais


Bandeira do Brasil

História
A bandeira do Brasil foi instituída a 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca.

Quer saber o significado das cores e dos símbolos da nossa bandeira?

O verde nas bandeiras tem muitos significados, porém, o primeiro objeto que provavelmente funcionou como bandeira é muito antigo, provavelmente eram ramos de árvores com folhas verdes, arrancados em instantes de alegria espontânea.
Na Bandeira do Brasil, o verde tem significados históricos, a cor da Casa de Bragança, casa dos reis de Portugal.
amarelo recorda o período imperial isto é, representa a época dos imperadores brasileiros, D Pedro I e seu filho D Pedro II. Essa cor recorda à Casa dos Habsburgos, da Áustria, a que pertencia D. Leopoldina, esposa de
D. Pedro I e mãe de D Pedro II.
 O azul, homenageia a Maria, a mãe de Jesus, padroeira de Portugal e do Brasil.
branco significa os desejos de paz.
Vale a pena destacar a ausência do vermelho e do preto, cores muito usadas nas bandeiras de outros países, desta forma nossa bandeira não traz lembranças de guerras, ameaças e agressões.
As estrelas representam o céu do Rio de Janeiro no dia 15/11/1989, dia da Proclamação da República.

 Importante Saber

A versão atual da Bandeira Nacional Brasileira com 27 estrelas entrou em vigor em 11 de maio de 1992, com a inclusão de mais quatro estrelas (antes eram 23 estrelas) representando os estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia.


Observe as estrelas que representam o Brasil e o Distrito Federal:



Outras versões para os símbolos e cores:


As Cores Bandeira do Brasil:

A cor Verde simboliza as matas, florestas.
A cor Amarelo simboliza o ouro e as riquezas.
A cor Azul simboliza o céu.
O Branco simboliza a paz.

Neste site é possível ver as bandeiras da história do Brasil:

http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/bandeiras.htm

História do Dia da Bandeira
O Dia da Bandeira foi criado no ano de 1889, através do decreto lei número 4, em homenagem a este símbolo máximo da pátria. Como nossa bandeira foi instituíta quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o Dia da Bandeira. 
Nesta data ocorrem, no Brasil, diversos eventos e comemorações cívicas nas escolas, órgãos governamentais, clubes e outros locais públicos. É o momento de lembrarmos e homenagearmos o símbolo que representa nossa pátria. Estas comemorações ocorrem, geralmente, acompanhadas do Hino à Bandeira. Este lindo hino ressalta a beleza e explica o significado da bandeira nacional.

Curiosidades sobre a bandeira brasileira:

- Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer.

- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.

- Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.


HINO À BANDEIRA

Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz. Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil! 
Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul. Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil! 
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amados,
poderoso e feliz há de ser! Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil! 
Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

A letra do Hino à Bandeira  foi escrito por Olavo Bilac e a música composta por Franciso Braga. Ele foi apresentando pela primeira vez em 9 de novembro de 1906.

Letra e Música do Hino à Bandeira



Conhecendo os Símbolos do nosso estado:


A Bandeira:

A Bandeira do Estado do Paraná foi adotada pelo Decreto Estadual nº 8, de 9 de janeiro de 1892. Passou por modificações em março de 1947 e, novamente, em setembro de 1990.

A atual Bandeira é a estabelecida pelo Decreto-Lei nº 2.457, de 31 de março de 1947. Compõe-se de um quadrilátero verde, atravessado no ângulo superior esquerdo para o inferior direito por uma larga faixa branca contendo a representação da esfera celeste em azul e as cinco estrelas da Constelação do Cruzeiro do Sul em branco.

A esfera é atravessada, abaixo da estrela superior do Cruzeiro, por uma faixa branca com a inscrição "PARANÁ", em verde. Circundam a esfera um ramo de pinheiro à direita e outro de mate à esquerda.




O Brasão de Armas
 O Brasão de Armas foi instituído pela Lei nº 904, de 21 de março de 1910. Sua última modificação ocorreu em setembro de 1990.

O atual Brasão de Armas do Estado do Paraná é o estabelecido pelo Decreto-Lei nº 2.457, de 31 de março de 1947.


Fonte: http://www.cidadao.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=71

O que significa as imagens no Brasão de Armas?
        Alfredo Emílio Andersen executou projeto para o Brasão de Armas do Estado do Paraná, desenho que se encontra anexado a Lei nº 904 de 21 de março de 1910. O brasão foi modificado várias vezes, porém a figura do ceifador, idealizado por Andersen, continuou presente até a última alteração, em 1990. Já o atual brasão foi estabelecido na mesma data da bandeira, 31 de março de 1947, e restabelecido pelo Decreto-lei nº 5.713, de 27 de maio de 2002, após a decisão de inconstitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal da Lei Complementar n.º 52, de 24 de setembro de 1990.
      Formam o Brasão de Armas paranaense um escudo português apresentando um campo vermelho, cor das terras férteis setentrionais do estado, onde a figura de um lavrador cultiva o solo. Acima deste um sol nascente, que simboliza a liberdade, e três picos simbolizando a grandeza, a sabedoria, e a nobreza do povo, bem como, os três planaltos paranaenses: o Oriental ou de Curitiba; o Central ou dos Campos Gerais; o Ocidental ou de Guarapuava.
        Servindo como suporte para o brasão, estão dois ramos verdes. À direita, o pinheiro-do-paraná e à esquerda, a erva-mate.
       No brasão aparece como timbre a figura de uma harpia (Harpia harpyja) que encontrou no estado condições para se reproduzir naturalmente, estando hoje em via de extinção.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%A3o_do_Paran%C3%A1


O Hino Paranaense



Conhecendo os Símbolos do Município de Curitiba:


bandeira municipal de Curitiba é um dos símbolos oficiais do município, ao lado do brasão e do hino, e foi oficializada por força da lei ordinária municipal nº 2.993, de 11 de maio de 1967


      A Bandeira Municipal é oitavada, em cor verde, formando as oitavas figuras geométricas trapezoidais, constituídas por oito faixas vermelhas carregadas por oito faixas brancas, dispostas duas a duas no sentido horizontal, vertical em banda e em barra, que partem de um retângulo branco central, onde é plicado o brasão.
       O Brasão no centro da Bandeira simboliza o Governo Municipal e o retângulo no qual é aplicado representa a própria cidade sede do Município. As faixas simbolizam o Poder Municipal que se expande à todos os quadrantes do território e as oitavas (figuras geométricas trapezoidais) assim constituídas, representam as propriedades rurais existentes no território municipal.


O Brasão: 

O Brasão do Município de Curitiba, é um escudo clássico flamengo ibérico, encimado pela coroa mural que a classifica com a 1º grandeza (Capital), das quais apenas cinco, são visíveis em perspectiva, representada pela cor do metal ouro. Em campo de goles, um pinheiro de prata, posto em abismo. Como suporte à dextra, hastes de trigo ao natural e a sinistra um ramo de pâmpanos, também ao natural, entrecruzados em ponta sobre os quais se sobrepõe um listel de goles, contendo em letra de prata data de "29 de março de 1693, fundação da Vila de Curitiba".


O Hino:


Fonte: http://www.cmc.pr.gov.br/simbol.php

Comparando os símbolos:

Bandeira do Brasil:





Bandeira do Paraná:






Bandeira de Curitiba:




Brasão Nacional Brasileiro:



Brasão do Estado do Paraná:



Brasão do Município de Curitiba:





Nenhum comentário: