Expressões Populares



Expressões populares

1. Dor de Cotovelo:Dor de cotovelo é uma expressão popular que significa tristeza, decepção, frustração, forte depressão moral (fossa). A expressão "dor de cotovelo" é usada para demonstrar um momento de tristeza por se ter perdido a pessoa amada, ou quando não se tem o seu sentimento de amor correspondido, ou quando foi abandonado e trocado por outra pessoa.

2. Morde e Assopra: Morde e assopra significa quando uma pessoa faz maldades para outra, e depois pede desculpas, e é uma expressão popular . Uma pessoa que morde e assopra é aquela que magoa os outros, ofende, fala coisas equivocadas, e depois vem agradar, pedir desculpas, como se nada tivesse acontecido.

3. Bicho de sete cabeças: Bicho de sete cabeças é uma expressão popular que significa que se está diante de alguma dificuldade que pode não ter uma resolução simples. É algo que é quase impossível de se solucionar.

4. A cobra vai fumar:A cobra vai fumar é uma expressão popular que significa algo difícil de ser realizado, e se acontecer, sérios problemas podem surgir. Ex: "Se saírem com meu carro a cobra vai fumar".

5. Casa da Mãe Joana: Casa da mãe Joana é uma expressão popular que significa "o lugar onde todos mandam", sem organização, onde cada um faz o que quer.

6. Tirar o cavalinho da chuva:"Tirar o cavalinho da chuva" ou "tirar o cavalo da chuva", é uma expressão popular em português, que significa desistir de alguma coisa, abandonar pretensões, perder as ilusões.

7. Catar coquinho:Catar coquinho é uma expressão idiomática da língua portuguesa normalmente incluída na ordem "Vá catar coquinho!" e que significa "vá procurar outra coisa para fazer" ou "me deixe em paz!". É uma expressão usada para afastar alguém que representa um incômodo.

8. Pé na jaca: Pé na jaca é uma expressão popular que significa cometer excessos, exceder os limites, exagerar na dose.

9. Nas coxas: Nas coxas é uma expressão idiomática brasileira. Quando se diz que alguma coisa foi feita nas coxas, isso significa que essa coisa foi feita apressadamente, sem capricho e mal feita.

10. Conversa para boi dormir: Conversa para boi dormir é uma expressão popular em português (do Brasil) que significa conversa mole, lero-lero, desculpa esfarrapada ou mentira contada com a intenção de enganar alguém.

11. Com a boca na botija: Com a boca na botija é uma expressão popular usada quando se pega alguém em flagrante cometendo algum ato proibido.

12. O pão que o diabo amassou: O pão que o diabo amassou ou "comeu o pão que o diabo amassou" é uma expressão popular que significa passar por um grande sofrimento ou por grandes dificuldades. É usada para descrever o grau de desespero que a pessoa foi submetida.

13. Pentear Macaco: Pentear macaco é um expressão popular da língua portuguesa, usada no Brasil, normalmente incluída na frase "Vai pentear macaco!" e que significa "vai cuidar da tua vida", "não amola", "cai fora", "pára de encher o saco", "vai ver se eu estou na esquina".

14. Onde Judas perdeu as botas: Onde Judas perdeu as botas é uma expressão popular da língua portuguesa que é usada para descrever um lugar muito distantedifícil de alcançar ou mesmo inacessível.

15. Caixa prego: Caixa prego é uma expressão popular brasileira que é usada para descrever um lugar longínquo, muito afastado, quer seja na realidade ou de forma simbólica.

16. Rasgar Seda: Rasgar seda é uma expressão popular brasileira, que significa "elogiar muito ou exageradamente", em geral com sentido de bajulação, com o intuito de conseguir um favor e muitas vezes entre pessoas com pouca intimidade.

17. Fazer das tripas coração: Fazer das tripas coração é uma expressão popular que significa transformar as adversidades em forças ou para descrever um esforço sobre-humanoA expressão é usada quando a pessoa supera os próprios limites, faz o possível e o impossível para conseguir o que deseja.

18. Amigo da Onça: Amigo da onça é o indivíduo que se mostra amigo, e ao mesmo tempo, é alguém que não se pode confiar, pois é uma pessoa falsa, que trai as amizades, hipócrita e infiel.

19. Bafo de onça: Bafo de onça é uma expressão popular que significa mau hálito. É usada para descrever o cheiro repugnante vindo da boca de uma pessoa seja por falta de higiene dentária ou pelo efeito do álcool.

20. Custar os olhos da cara:Custar os olhos da cara é uma expressão popular que significa custar muito caroter um preço muito alto, preço acima da média esperada.

21. Cara de tacho: Cara de tacho é uma expressão popular da língua portuguesa que significa ficar sem graça, com cara de pateta. 

22. Com a boca na botija: Com a boca na botija é uma expressão popular usada quando se pega alguém em flagrante cometendo algum ato proibido.

23. Barbas de Molho: Barbas de molho é uma expressão popular da língua portuguesa. A expressão completa é "deixar as barbas de molho" ou "colocar as barbas de molho" e significa que a pessoa em questão deve ter paciência, ficar alerta, prudente.

24. Comer com os olhos: Comer com os olhos é uma expressão popular que significa comer uma quantidade superior àquela necessária para passar a fome, comer além do limitecomer em excesso. Significa que a pessoa está ligada à glutonaria, ou seja, é um glutão, aquele que come muito.

25. Baba ovo: Baba ovo é uma gíria brasileira utilizada com o mesmo significado da expressão popular "puxa-saco". Designa o indivíduo que faz muitos elogios e bajulações a outra pessoa normalmente com o intuito de obter benefícios.

26. Testa de ferro: Testa de ferro é o nome que se dá ao indivíduo que aparece como responsável por um determinado negócio ou firma, enquanto o verdadeiro líder se mantém no anonimato, controlando a empresa. O testa de ferro é aquele que é uma espécie de fachada, assume a liderança, mas não tem o poder.

27. Falar pelos cotovelos: Falar pelos cotovelos é uma expressão popular da língua portuguesa e significa falar demais, tagarelar.

28. Do arco da velha: Do arco da velha é uma expressão popular da língua portuguesa que significa "fantástico", "incrível", "espantoso". Muitas vezes a expressão completa é: "são coisas do arco da velha". Esta expressão também pode servir para qualificar uma história ou alguma coisa que é absurda ou inverossímil.

29 Cabeça de bagre: Cabeça de bagre é uma expressão depreciativa que significa "bobo", "tolo", "idiota".

30. Chá de cadeira: Chá de cadeira é uma expressão popular que significa uma espera prolongada. Ex: A paciente tomou um chá de cadeira no consultório médico.

31. Zé Ruela: Zé Ruela é uma gíria para adjetivar uma pessoa sem ação, incapaz de sair de qualquer situação que apresente alguma dificuldade. Pode ser também uma pessoa desprovida de sabedoria, que não sabe direito o que faz.

32. Meia tigela: Meia tigela ou "de meia tigela" é uma expressão popular que significa sem valor, medíocre. É usada para designar algo sem importância. Tamém pode ser usada para definir uma pessoa incompetente. Ex: O chefe é um administrador de meia tigela.

33. Fazer uma vaquinha: Fazer uma vaquinha é uma expressão idiomática da língua portuguesa (do Brasil) e significa "juntar dinheiro com a ajuda de várias pessoas com a intenção de atingir um determinado objetivo ou comprar alguma coisa".

34. Chato de galochas: Chato de galochas é uma expressão idiomática da língua portuguesa e significa alguém extremamente chato ou com comportamento socialmente desagradável. É o caso de um chato especial, umupgrade do chato habitual.

35. Ossos do Ofício: Ossos do ofício é uma expressão popular, de uso bastante frequente, cujo significado alude ao desempenho de uma atividade desagradável inerente a uma determinada profissão ou tarefa.

36. Boa pinta: Boa pinta é uma expressão da gíria brasileira, e significa "bonito" ou "elegante".

37. Cair do cavalo: Cair do cavalo é uma expressão popular que significa se dar mal em alguma atividade, quando se tinha certeza de bons resultados.

38. Cavalo dado não se olha os dentes: "A cavalo dado não se olha os dentes" é um provérbio que significa, de forma geral, que ao recebermos um presente, devemos mostrar satisfação mesmo que não seja do nosso agrado.

39. Bate-boca: Bate-boca é uma expressão popular da língua portuguesa que significa discussão exaltada, "troca de palavras ásperas". Este é o caso de um regionalismo, porque é uma expressão popular do Brasil.

40. A torto e a direito: A torto e a direito é uma expressão popular da língua portuguesa que significa "fazer alguma coisa à toa, às cegas, em excesso, demais".

41. Fazer das tripas coração: Fazer das tripas coração é uma expressão popular que significa transformar as adversidades em forças ou para descrever um esforço sobre-humanoA expressão é usada quando a pessoa supera os próprios limites, faz o possível e o impossível para conseguir o que deseja.

42. Balaio de gato: Balaio de Gato é uma expressão popular que significa confusão, encrenca, situação difícil, embaraço ou desordem."Balaio de gato" é uma expressão usada para definir um local bagunçado, onde predomina uma verdadeira desordem. Na frase, "O local é um balaio de gato", significa que o local é repleto de bagunça e de desordem.

43. Gato escaldado tem medo de água fria: Gato escaldado tem medo de água fria é um ditado muito utilizado para dizer que quando um indivíduo faz alguma coisa e sofre com isso, jamais fará algo onde correrá o risco de voltar a se sentir da mesma maneira. A frase tem esse sentido, pois se o gato um dia se escaldou, nunca mais vai querer tomar banho.

Fonte: http://www.significados.com.br/expressoes-populares/3/

Nenhum comentário: