Conto: O Filho de Luísa

Trabalho realizado a partir do conto O Filho de Luísa.
Conto encontrado no livro: Gosto de África de Joel Rufino dos Santos.

1ª Aula:
1º passo:
Mostrar o livro às crianças e fazer a leitura do conto:


2º passo:
Entregar cópias do texto impresso para leitura e discussão:

3º passo:
Depois da leitura realizar o encaminhamento proposto nas atividades a seguir:

Utilizar os neetbooks para fazer a pesquisa sugerida.

2ª Aula:
1º passo:
Produção de texto do gênero carta, já estudado anteriormente:
2º passo:
Visitar o blog: http://ofilhodeluisa.blogspot.com.br/
e conhecer a história de Luíz Gama e Luísa Mahin.

3º passo:
Resumo no caderno a partir da pesquisa realizada:
a) Quem foi Luísa Mahin
b) Quem foi Luís Gama

3ª Aula:
1ª passo:
Ver o vídeo elaborado a partir do mesmo conto estudado, disponível no  blog:
http://ofilhodeluisa.blogspot.com.br/

2º passo:
Proposta de produção de texto em dupla:
Elaborar um texto contando a história "O Filho de Luísa",  para compor o mural da escola.

3º passo:
Correção e reescrita dos textos.

4ª Aula:
Conhecer mais sobre o movimento abolicionista e seus ativistas.

1º passo:
Ver os vídeos sobre a abolição da escravidão no Brasil: TV ESCOLA
http://www.youtube.com/watch?v=MSqcteW35YA

http://www.youtube.com/watch?v=Z50z1A0ThMM

2º passo:
No laboratório de informática realizar a pesquisa em dupla sobre o movimento abolicionista, os principais ativistas e as leis abolicionistas brasileiras.

3º passo:
Elaborar uma apresentação utilizando o programa PowerPoint sobre o tema pesquisado e apresentar à turma.

Grupo 1
MOVIMENTO ABOLICIONISTA
Grupo 2
JOAQUIM NABUCO
Grupo 3
JOÃO ALFREDO
Grupo 4
EUSÉBIO DE QUEIRÓS
Grupo 5
TEODORO DA SILVA
Grupo 6
TAVARES BASTOS
Grupo 7
RUI BARBOSA
Grupo 8
TOBIAS BARRETO
Grupo 9
JOSÉ DO PATROCÍNIO
Grupo 10
SOUZA DANTAS
Grupo 11
PIMENTA BUENO
Grupo 12
ANDRÉ REBOUÇAS
Grupo 13
LUIS GAMA
Grupo 14
LEI DO VENTRE LIVRE
Grupo 15
LEI DOS SEXAGENÁRIOS
Grupo 16
LEI ÁUREA
Grupo 17
VIDA DOS NEGROS APÓS O FIM DA ESCRAVIDÃO.
5ª Aula:
Apresentação dos trabalhos utilizando o Datashow.

6ª Aula

1º passo:
Ouvir a música "Preconceito é Burrice" de Gabriel Pensador.
Refletir sobre a letra e o tema abordado no conto "O Filho de Luísa".

2º passo:
Em grupos formados por quatro alunos, elaborar cartazes para fixar no corredor da escola, que sirvam para reflexão sobre o preconceito em uma sociedade. Para isso primeiramente elaboraram frases de impacto e posteriormente pesquisar imagens, fotos ou fazer desenhos para ilustrar o cartaz.
Resultado do trabalho:


































7ª Aula:
1º passo:
Análise de gráfico:

1.Qual a raça predominante no ano de 2000?_________________________________________________________________________________
2.Qual a raça que não apresentou alteração entre os anos de 2000 e 2010?_________________________________________________________________________________
3.Qual raça apresentou diminuição nos percentuais entre 2000 e 2010?_________________________________________________________________________________
4.Qual raça apresentou maior diferença entre 2000 e 2010?












R=______________________________________________________________________________
5.Qual raça apresentou maior  aumento populacional entre 2000 e 2010? Qual o percentual do aumento?

R=______________________________________________________________________________
6. Considerando as informações dos sensos de 2000 e 2010, qual a raça que obteve mais da metade do índice da população entrevistada? Qual o percentual?_____________________________________________________________________________________________

2º passo:
Elaborar uma tabela com a cor da pele dos alunos da sala, registrando no caderno.

3º passo: Utilizar o programa Aprimora na atividade "Construtor de gráficos" e inserir as informações da tabela.
Visualizar as informações nas diferentes opções de gráficos: coluna, linha e setores.
Na opção setores, marcar "percentual".

4º passo: Copiar o gráfico no caderno logo abaixo da tabela.

8ª Aula:
1º passo: Trabalho com pequeno texto informativo relacionado ao tema estudado:

Nome:____________________________________
Leia o texto a seguir que traz uma interessante curiosidade:

            Na África, quando uma criança dos povos iorubás nascia, recebia dos pais um nome que saudasse a natureza ou as divindades religiosas.
Seu nome também poderia ser uma homenagem às pessoas da família ou às pessoas ilustres de seu povo.

Pesquise com seus familiares a origem do seu nome. Por que foi escolhido? Foi uma homenagem a alguém? Tem algum significado especial?
Explique a origem do seu nome:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Responda ao questionário e depois faça seu autorretrato:
Nome completo:______________________________________________________________________________________________________________________________Idade:_____________Idioma___________________________________________
Nacionalidade:______________________________________________________
Naturalidade:________________________________________________________
Cor dos olhos:_______________________________________________________
Cor do cabelo:_______________________________________________________
Cor da pele:_________________________________________________________
Cidade onde mora:___________________________________________________
Comida preferida:___________________________________________________
Brincadeira preferida:________________________________________________
Maior desejo:_______________________________________________________________________________________________________________________________


Meu autorretrato:

















I

Nenhum comentário: