Atividades sobre o trabalho infantil


Trabalho com a música:

Criança Esperança
Sandy e Junior

Uma criança o papai parou
Sorrindo lhe estendeu a mão
Me dá licença meu senhor
Desculpe tô de pé no chão
A minha roupa tá rasgada
Nem o cabelo penteei
É que dormi nessa calçada
E com o sol eu acordei
Queria ser como seu filho
Correr, brincar e jogar bola
Ter uma mãe pra me acordar
E ter um pai pra me levar a escola
Meus pais não sei por onde andam
A minha casa é essa esquina
Meus irmãos são as estrelas
E a vida me ensina
Moço ouvi dizer
Que sou a esperança
Mas não sei do que
Se ninguém me ve como criança
Moço eu vivo aqui
Sem carinho e proteção
Vá pro seu trabalho
Só quero um trocado

Pra comprar um pão.


1. Ao ouvir a música você deve ter observado que há uma parte dela que se repete. Pinte na letra qual a parte que é cantada mais do que uma vez. Você sabe como se chama esta parte da música?

2. Faça um desenho que ilustre o que você imaginou enquanto ouvia a música.

3. O que a criança da música pedia?

4. Onde era a casa desta criança?

5. Como era a vida que a criança da música queria ter?

6.Descreva como você imagina que poderia ser um final feliz para essa história que é cantada na música e representa a vida de tantas crianças?

********************************************************************************


Anotar no caderno as observações realizadas coletivamente.

********************************************************************************


          Material foi desenvolvido pelo MTE em conjunto com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná, e é ilustrado pelo cartunista Ziraldo.






Esta última cartilha é mais informativa e traz dados sobre o que diz a legislação, apresenta motivos para a criança não trabalhar e evidencia problemas que o trabalho prematuro pode causar à saúde da criança e do adolescente. Os conteúdos técnicos foram desenvolvidos com o apoio de uma equipe do MTE, selecionada pela Divisão de Fiscalização do Trabalho Infantil.
Fonte: http://www.jornaldelondrina.com.br/brasil/conteudo.phtml?tl=1&id=828887&tit=Ministerio-do-Trabalho-lanca-em-Curitiba-cartilha-contra-trabalho-infantil

********************************************************************************************************
Gráficos relacionados ao trabalho infantil:


Depois de observar o mapa responda:
Qual a faixa etária que teve a maior diminuição no número de crianças trabalhando entre os anos de 2009 e 2011?

Qual a quantidade de crianças de 5 a 17 que deixou de realizar trabalho infantil de 2009 a 2011?




Com o passar dos anos o número de crianças realizando trabalho infantil aumentou ou diminuiu?
R=_____________________________________________________________________________

Observe no gráfico como está organizada a parte que mostra a quantidade de crianças. 



Cada espaço entre um número e outro corresponde a quantas pessoas?
R=_____________________________________________________________________

O número 2.144.014 deverá localizado ficar entre:

a)1.000.000 e 1.500.000
b)500.000 e 1.000.000
c)4.000.000 e 4.500.000
d) 2.000.000 e 2.500.000

Coloque no ábaco o número correspondente a quantidade de crianças referentes aos anos de:
2000                                                                            
2010

Escreva por extenso o número de crianças correspondentes aos anos de:

2000:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________2010:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Fonte: http://homnisiurium.blogspot.com.br/2009/01/infelizmente-hoje-em-dia-o-trabalho.html

Questões a serem discutidas:
1. Quais são os estados com maior número de crianças trabalhando?
2. Em que região do país estes estados se localizam?
3.  Quem ganha com a exploração do trabalho infantil?

Realize a atividade a seguir:
1. Ao lado de cada sigla escreva por extenso o número de crianças que trabalham nesses estados. Veja o exemplo que a professora já fez, utilizando as informações do DISTRITO FEDERAL:


DF
vinte e três mil e quarenta crianças
RS

SC

PR

SP

MG

RJ

MT

RO





 OBSERVE O GRÁFICO QUE MOSTRA OS NÚMEROS DO TRABALHO INFANTIL NAS DIFERENTES REGIÕES BRASILEIRAS E RESPONDA AS QUESTÕES:


Em que ano a região Nordeste apresentou o melhor índice relacionado ao trabalho infantil?
(    ) 1995
(    )1997
(     )1998
(     )1999

Qual a região que apresenta o menor índice de horas de trabalho infantil de 1995 a 1999:
(   )Região Sul
(   )Região Norte
(   )Região Nordeste
(   )Região Centro-oeste
(   )Região Sudeste

Qual a região que apresenta o maior índice de horas de trabalho infantil de 1995 a 1999:
(   )Região Sul
(   )Região Norte
(   )Região Nordeste
(   )Região Centro-oeste
(   )Região Sudeste

Qual a região que apresentou a menor mudança nos índices entre os anos de 1995 a 1999?
 (   )Região Sul
(   )Região Norte
(   )Região Nordeste
(   )Região Centro-oeste
(   )Região Sudeste



Represente no ábaco o número correspondente a quantidade de crianças trabalhadoras em cada região:
Região Norte:
Região Sudeste:
Região Centro-oeste
Região Sul
Região Nordeste:








O gráfico mostra a evolução do número de trabalhadores de 10 a 14 anos em seis regiões metropolitanas. Qual o nome das metrópoles a que o gráfico se refere?
R=________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Definindo metrópole: 

Uma metrópole é um tipo de cidade responsável por gerar uma grande dependência econômica, política e social em outras localidades e regiões. Ela costuma agregar um entorno formado por duas ou mais cidades, que configuram a sua área ou região metropolitana, processo quase sempre efetuado por um intenso processo de conurbação, ou seja, a junção física do espaço urbano de dois ou mais municípios adjacentes.
Fonte: http://www.mundoeducacao.com/geografia/metropole.htm

Para pensar: A cidade onde você mora pode ser considerada uma metrópole? Justifique.

Segundo esse gráfico, em que mês e  ano  o trabalho infantil alcançou o patamar mais elevado?

Complete a sequência dos meses até chegar ao 19º anunciado no título do gráfico:
mar/02-____________-____________-___________-____________-___________-____________-
_____________-____________-___________-____________-____________-_______________-
____________-_____________-___________-____________-___________-________________.


******************************************************************************

Atividade de Língua Portuguesa:
Os filhos do carvão
Cristina Porto/Jô Azevedo
Aposto que você não sabia que o carvão é a lenha do eucalipto queimado em fomos chamados "rabos quentes", sabia? E, se não sabia disso, também não deve saber que rabo quente é uma espécie de iglu (já viu como é a casa do esquimó?), feito de tijolo e barro, que arde e estala com o fogo aceso durante três dias.  Pois é. Só que, para fazer o eucalipto virar carvão, muitas crianças têm que trabalhar junto com os pais.
 Quem contou e até mostrou tudo isso para a minha professora foi a Luciane, uma menina de 15 anos, que vive numa fazenda em Água Clara (no Mato Grosso do Sul). Ela tem mais dois irmãos adolescentes e duas irmãs pequenas. Todos trabalham com o pai numa carvoaria. Escute só o que mais ela falou:
"O médico me proibiu de mexer com fumaça, pois já tive pneumonia. Mas meu pai não agüenta trabalhar sozinho. Desde os 7 anos eu ajudo ele. Comecei fazendo porta de fomo, depois aprendi de tudo. Tem de transportar a lenha, botar fogo, esperar esfriar e retirar o carvão. Tem tanta coisa para se fazer numa carvoaria que, de noite, a gente dorme até em pé." 
Agora, pare um pouco e pense como deve ser horrível a gente não : poder deitar em uma cama macia, cheirosa e quentinha, ainda mais : quando está caindo de cansado. Pois é ... Esta história dos filhos do : carvão só tem fumaça e tristeza. Se eu fosse pintar, só usaria o lápis: cinza. E o preto também, claro, pra pintar o carvão e o "gato".
Sabe o que é esse gato preto entre aspas? É o empreiteiro, o homem: que contrata os carvoejadores e depois leva todos para morar em barracas, dentro das florestas onde estão os eucaliptos que vão virar: carvão. É ali, no meio da fumaça e longe da cidade, que famílias como a de Luciane vivem. E não é só em Água Clara. A Dona Catarina disse: que também em Minas Gerais, na Bahia e no Pará.
Esta história cinza-triste me fez lembrar amarelinha. É que minha: mãe sempre me dá um pedaço de carvão quando eu quero riscar uma: amarelinha na calçada. É melhor que giz, porque o preto aparece mais.

Será que essas crianças do carvão já brincaram alguma vez de amarelinha?



Pensando sobre o texto
1)           O que Serafina conta no texto, de que assunto ela trata?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)           Numere os parágrafos do texto .
3)Releia o 2º e o 3º parágrafo para fazer as atividades a seguir:
a. Qual o nome e a idade da menina cujo depoimento foi colocado no texto?
_________________________________________________________
b. Localize e pinte, no mapa, o estado em que ela mora. Mato Grosso do Sul

c. No final do texto, são indicados outros três estados brasileiros onde existem meninos carvoeiros. Pinte-os também.
4. Em dupla: Observe as palavras destacadas:
 "Esta história cinza-triste me fez lembrar-se de amarelinha."
a. Explique o sentido da expressão história cinza-triste no texto. Converse com seu colega e anote as suas considerações.
b. Por que Serafina se lembra de amarelinha? ______________________________________________________________________________________________________________________________
c. Que ideia essa oposição entre as cores transmite?
______________________________________________________________________________________________________________________________
5. No último parágrafo do texto, Serafina aponta uma perda que o trabalho traz à criança. Que perda é essa?
__________________________________________________________
Pensando um pouco mais sobre o texto
1.  Pinte, nos trechos a seguir, as palavras que indicam que o narrador, notexto, é também personagem.
"Aposto que você não sabia que o carvão é a lenha do eucalipto queimado em fornos chamados "rabos quentes", sabia? [ .. ] Esta história cinza-triste me fez lembrar de amarelinha. É que minha mãe sempre me dá um pedaço de carvão quando eu quero riscar uma amarelinha na calçada.”
2. A quem o pronome você se refere no trecho anterior?
______________________________________________________
3. Volte ao texto e identifique o parágrafo que apresenta o depoimento de uma criança trabalhadora.
a.  Como você localizou esse parágrafo?
__________________________________________________________
b.Copie do depoimento duas frases que contenham expressões típicas da  linguagem oral.
__________________________________________________________
4.  Localize no texto a definição da expressão rabo quente.
a.Transcreva-a no espaço a seguir.
_________________________________________________________
b.Explique: por que uma parte do texto foi escrita entre parênteses? Com que: finalidade?
__________________________________________________________
5. Copie a seguir a última frase do 59 parágrafo e observe a palavra escrita entre aspas.
a .O que ela significa? Por que foram utilizadas aspas?
__________________________________________________________
b. Que outros significados essa palavra pode ter?
__________________________________________________________

*****************************************************************************
Sequência didática Trabalho Infantil
























*************************************************
Sequência Didática Trabalho Infantil utilizando HQ

























********************************************************************************************************
Trabalho com texto argumentativo:
Vídeo utilizado: Jonas  e Lisa (Clique e o Link irá direcionar ao canal)




Sugestão retirada do Caderno Pedagógico de Língua Portuguesa - SME - Curitiba




Sugestão retirada do Caderno Pedagógico de Língua Portuguesa - SME - Curitiba




***********************************************************************
Antecipação da Leitura:
O que você vê na imagem? Qual o assunto do texto que virá a seguir?













Nenhum comentário: