Uso do Jornal na escola

Este texto é muito interessante para trabalhar com a notícia de forma lúdica e didática, pois brinca com a linguagem jornalística e faz uma paródia da história de Chapeuzinho vermelho. É bastante divertido e além de proporcionar o exercício da leitura e da interpretação, brinca com o imaginário das crianças. Posteriormente pode-se pedir que elaborem textos semelhantes, com as histórias que conhecem para elaboração da "GAZETA DOS CONTOS":



*************************************************
Textos para fundamentar o trabalho com o jornal:





************************************************************
Atividade realizada com uma notícia retirada do jornal Gazeta do Povo:

********************************************************************


Vamos fazer uma viagem pelo jornal? Vamos começar pela capa.

Nome do jornal:__________________________________data:______________________
Identifique a manchete (título principal de uma edição):





Identifique algumas chamadas (Breves textos ou frases preparados para atrair o leitor):










Meteorologia (qual o previsão climática para o dia na cidade):
Temperatura mínima:                                                      Temperatura máxima:
Manhã:                                                tarde:                                        noite:

Colunistas e assuntos abordados:






Opinião seção destinada ao comentário do jornal sobre o tema mais relevante da edição:








Leitores (espaço destinado aos leitores e sua opinião):








*********************************

Que tal mostrar essa importante notícia publicada no Rio de janeiro em 14 de maio de 1888:

**********************************************************

Atividade sobre o Trânsito
Introdução:
Esta atividade foi planejada para ser aplicada em uma turma de 5º Ano do Ensino Fundamental, composta por 34 alunos. A escola em que a turma está inserida é de pequeno porte, 6 turmas por turno apenas. Porém passa por uma situação preocupante com relação ao trânsito em frente a escola. A entrada e saída dos alunos é tumultuada e apesar de ter um guarda que orienta a passagem dos alunos, há situações de perigo por conta do aumento de carros que transitam por lá. A diretora da escola já tentou várias providências para solucionar o problema, mas os responsáveis dizem que a escola está em uma localização inviável para colocar uma lombada ou redutor de velocidade. A curva que dá acesso a escola recebeu apenas um sinal luminoso. Pretende-se com este trabalho a conscientização dos alunos com relação a uma postura defensiva e tentar atingir aos pais que são também condutores de veículos que trafegam na região.
Objetivo:
  • Levar os alunos a refletirem sobre posturas defensivas no trânsito;
Tempo previsto:
Observar o cronograma:
1ªsemana
2ª Feira
3º Feira
4ª Feira
5ª Feira
6ª feira

Projeto trânsito
Hora atividade

Projeto trânsito
Permanência

Projeto trânsito
Hora atividade

Projeto trânsito
Permanência

Recreio
Recreio
Recreio
Recreio
Recreio


Ed. Física
Projeto trânsito

Permanência


Biblioteca
Projeto trânsito

Permanência
2ªsemana
2ª Feira
3º Feira
4ª Feira
5ª Feira
6ª feira

Projeto trânsito
Hora atividade

Projeto trânsito
Permanência

Projeto trânsito
Hora atividade

Projeto trânsito
Permanência

Recreio
Recreio
Recreio
Recreio
Recreio


Ed. Física
Projeto trânsito

Permanência


Biblioteca
Projeto trânsito

Permanência


Série/ano: 5º Ano
Desenvolvimento das atividades:
Inicialmente mostrar aos alunos a notícia sobre a escola que saiu no jornal da região: “Folha Curitibana” que mostra notícia sobre a escola:




- Identificar logo na primeira página a manchete “MOTORISTAS NÃO RESPEITAM SAÍDA DE ALUNOS EM ESCOLA DO SANTA CÂNDIDA”.
-Localização e leitura da notícia na íntegra:
Disponível também em: http://www.folhacuritibana.com.br/



 -Reconhecer o olho da notícia, ou seja, o resumo inicial.
-Interpretação de texto baseada na notícia:
a)Qual o problema enfrentado pela escola denunciado no jornal?
b) Quem teve a iniciativa de denunciar o problema à mídia?
c) Qual a solução sugerida por Mário Mezaque, vice-presidente da Associação de moradores?
d) Na sua opinião, o que poderia ser feito para resolver o problema?

-Conversa sobre o problema levantando o questionamento sobre o que a escola e os alunos poderiam fazer para resolver ou amenizar o problema.
-Solicitar uma entrevista com a diretora para ver que atitude a escola já tomou co relação a isso ou quais poderia tomar.
-Posteriormente no laboratório de informática visitar a pagina do Google Maps e localizar a escola, observando arredores, para entender o que a notícia afirma ser “desvio para o Atuba”.
-Utilizando as ferramentas do Paint, editor de imagens, pedir que marquem o caminho feito por esses veículos e circulem a área a que a notícia está se referindo.

-Identificar no mapa o trajeto feito por cada um dos alunos até chegar na escola.
-Como trabalho de casa pedir que observem no trajeto que fazem todos os dias quais são os sinais de trânsito  que encontram e pedir que desenhem o mapa deste caminho com tais observações.
-Levantar questionamentos sobre atitudes dos alunos que ajudariam a protegê-los no trânsito inadequados de veículos em uma área escolar.
-Apresentar do vídeo “Greenlight – Sinal verde – Sair do carro com cuidado”, que trata de uma postura correta que as crianças precisam ter ao sair do carro.
-Elaborar uma entrevista para ser feita aos pais sobre o assunto, questionando sobre o problema e levantando soluções.
-Confecção de cartazes de conscientização para serem fixados no pátio da escola.
Disciplinas envolvidas:
Língua Portuguesa
Geografia
Tecnologias e mídias a serem utilizadas:
Jornal Impresso: Folha Curitibana           
Internet: GOOGLE MAPS
Vídeo educativo: Greenlight – Sinal verde – Sair do carro com cuidado, disponível em YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=1aMrFgCgWVg
Resultados esperados:
A avaliação ocorrerá no decorrer das atividades, sendo observada a participação e envolvimento dos alunos e o resultado final esperado está relacionado a mudança de comportamento das crianças na entrada e saída da escola.




Nenhum comentário: