quarta-feira, 22 de maio de 2013

Texto científico: Xaxim


XAXIM

      Desde que o xaxim começou a ser usado como vaso, existem algumas dúvidas: Afinal, ele é vaso ou é planta? Do que ele é feito?
      O xaxim, não é só um vaso, é uma espécie antiquíssima, uma planta pré-histórica de mais de 300 milhões de anos. Ele é chamado de samambaia na botânica e popularmente é conhecido como samambaião ou samambaia-açu.
      O caule dessa planta é composto por uma espécie de fibra, que na verdade são as raízes externas. No topo do xaxim tem a copa, que é formada por uma coroa de folhas que caem e chegam a medir cinco metros de comprimento. Essa planta pode medir até 10 metros de altura. Ela cresce bem devagar, cerca de 5 a 8 centímetros por ano. Para atingir um tamanho bom para o corte, o xaxim demora uns 50 anos.
      A parte da planta que parece fibrosa, as raízes externas, tem grande capacidade de reter umidade, boa drenagem e é excelente para a conservação de plantas. Mas se a extração do xaxim para fazer vasos continuar, em poucos anos ele pode ser extinto. A extração do xaxim é proibida em todo o território nacional desde 1992.
      No Brasil, o estado onde mais se produz vasos de xaxim é o Paraná. Mas, segundo o Ibama*, a comercialização só é possível a partir da produção em condições de viveiro. As pessoas que já tinham xaxim em suas propriedades foram obrigadas a fazer um cadastro junto ao Ibama prestando contas de quantos pés de xaxim possuíam e da movimentação dessa produção. Isso é feito por meio de um relatório mensal. A não apresentação desse relatório faz com que o produtor esteja sujeito a inspeção do órgão.
      Com a proibição pelo Ibama da exploração do xaxim natural, produtores e comerciantes foram obrigados a buscar alternativas. Materiais como a fibra do coco verde reciclada e a casca do pinheiro têm sido algumas dessas alternativas.
      Vamos pensar duas vezes antes de comprar um vaso feito de xaxim!?

*Ibama: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.Texto adaptado do site: http://www.socioambiental.org/banco_imagens/pdfs/10297.pdf, p. 145. Acesso em: 13/12/2012.

Responda as questões baseando-se nas informações do texto:

1) O xaxim é um vaso ou uma planta?
R=>_____________________________________________________________________________

2) Há quantos anos existe o xaxim?
R=>______________________________________________________________________________

3) Com base na resposta anterior, pode-se dizer que o xaxim é uma planta pré-histórica?
                                        (  ) sim                           (   )não

4) Como o xaxim é conhecido na botânica?
R=>______________________________________________________________________________

5) Sublinhe com lápis de cor  o trecho do texto que explica sobre o crescimento do xaxim. Copie abaixo:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) Por que o xaxim é usado como vaso?
R=>___________________________________________________________________________
_
8) Com a proibição pelo Ibama da exploração do xaxim natural, que alternativas foram buscadas por produtores e comerciantes?
R=>_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9)Qual a fonte deste texto científico?
R=>______________________________________________________________________________

10) Qual é o estado brasileiro que mais produz xaxim no Brasil?
R=>______________________________________________________________________________

11) Você concorda com o convite feito no último parágrafo do texto? Justifique.
R=>______________________________________________________________________________

13)Copie do texto as palavras escritas com X e observe o som que representa em cada uma delas:

Som de CH
Som de S
Som de Z
Som de SC
























Nenhum comentário: