Boa atividade para desenvolver cálculo mental:
1. Penso em um número, agrego 30 e obtenho 70. Qual é esse número?
2. Penso em um número, tiro 200 e obtenho 700. Em que número pensei?
3. Agrego um número a 300 e obtenho 1.000. Que número agreguei?
4. Tiro um número do número 6000 e obtenho 2000. Que número tirei?
5. Penso em um número, agrego 100 e obtenho 400. Em que número pensei?
6. Penso em um número, junto 3000 e obtenho 8000. Em que número pensei?
7. Penso em um número, tiro 900 e obtenho 100. Em que número pensei?
Alguns enunciados possíveis:
a. Penso em um número, junto 250 e obtenho 600. Em que número pensei?
b. Penso em um número, tiro 150 e obtenho 450. Em que número pensei?
c. Agrego
d. Tiro 450 de 900. Que número obtenho?
e. Agrego
f. Tiro 150 de 530. Que número obtenho?
Avaliação
Depois de realizar as atividades de adivinhações, discuta com os alunos sobre as estratégias que utilizaram e coloque os procedimentos discutidos num cartaz, peça que as crianças resolvam cálculos como estes, pois é uma maneira de colocarem à prova
os modos de resolução que foram discutidos até então.
a. 530 + .... = 600
b. 720 + .... = 1.000
c. 45 + .... = 1.000
d. 890 + .... = 1.000
e. 600 + 800 = ....
f. 1.500 + 700 = ....
g. 900 - 700 = ....
h. 800 - 250 = ....
i. 1.000 - 400 = ....
j. 3.400 - 600 = ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário