Trabalho com a música:
Criança Esperança
Sandy e Junior
Uma criança o papai parou
Sorrindo lhe estendeu a mão
Me dá licença meu senhor
Desculpe tô de pé no chão
A minha roupa tá rasgada
Nem o cabelo penteei
É que dormi nessa calçada
E com o sol eu acordei
Queria ser como seu filho
Correr, brincar e jogar bola
Ter uma mãe pra me acordar
E ter um pai pra me levar a
escola
Meus pais não sei por onde
andam
A minha casa é essa esquina
Meus irmãos são as estrelas
E a vida me ensina
Moço ouvi dizer
Que sou a esperança
Mas não sei do que
Se ninguém me ve como criança
Moço eu vivo aqui
Sem carinho e proteção
Vá pro seu trabalho
Só quero um trocado
Pra comprar um pão.
1. Ao ouvir a música você deve ter observado que há uma parte dela que se repete. Pinte na letra qual a parte que é cantada mais do que uma vez. Você sabe como se chama esta parte da música?
2. Faça um desenho que ilustre o que você imaginou enquanto ouvia a música.
3. O que a criança da música pedia?
4. Onde era a casa desta criança?
5. Como era a vida que a criança da música queria ter?
6.Descreva como você imagina que poderia ser um final feliz para essa história que é cantada na música e representa a vida de tantas crianças?
********************************************************************************
Anotar no caderno as observações realizadas coletivamente.
********************************************************************************
Material foi desenvolvido pelo MTE em conjunto com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná, e é ilustrado pelo cartunista Ziraldo.
Esta última cartilha é mais informativa e traz dados sobre o que diz a legislação, apresenta motivos para a criança não trabalhar e evidencia problemas que o trabalho prematuro pode causar à saúde da criança e do adolescente. Os conteúdos técnicos foram desenvolvidos com o apoio de uma equipe do MTE, selecionada pela Divisão de Fiscalização do Trabalho Infantil.
Fonte: http://www.jornaldelondrina.com.br/brasil/conteudo.phtml?tl=1&id=828887&tit=Ministerio-do-Trabalho-lanca-em-Curitiba-cartilha-contra-trabalho-infantil
********************************************************************************************************
Gráficos relacionados ao trabalho infantil:
Realize a atividade a seguir:
1. Ao lado de cada sigla escreva por extenso o número de crianças que trabalham nesses estados. Veja o exemplo que a professora já fez, utilizando as informações do DISTRITO FEDERAL:
OBSERVE O GRÁFICO QUE MOSTRA OS NÚMEROS DO TRABALHO INFANTIL NAS DIFERENTES REGIÕES BRASILEIRAS E RESPONDA AS QUESTÕES:
Em que ano a região Nordeste apresentou o melhor índice relacionado ao trabalho infantil?
( ) 1995
( )1997
( )1998
( )1999
Qual a região que apresenta o menor índice de horas de trabalho infantil de 1995 a 1999:
( )Região Sul
( )Região Norte
( )Região Nordeste
( )Região Centro-oeste
( )Região Sudeste
Qual a região que apresenta o maior índice de horas de trabalho infantil de 1995 a 1999:
( )Região Sul
( )Região Norte
( )Região Nordeste
( )Região Centro-oeste
( )Região Sudeste
Qual a região que apresentou a menor mudança nos índices entre os anos de 1995 a 1999?
( )Região Sul
( )Região Norte
( )Região Nordeste
( )Região Centro-oeste
( )Região Sudeste
Atividade de Língua Portuguesa:
Pensando sobre o texto
Trabalho com texto argumentativo:
Vídeo utilizado: Jonas e Lisa (Clique e o Link irá direcionar ao canal)
Gráficos relacionados ao trabalho infantil:
Depois de observar o mapa responda:
Qual a faixa etária que teve a maior diminuição no número de crianças trabalhando entre os anos de 2009 e 2011?
Qual a quantidade de crianças de 5 a 17 que deixou de realizar trabalho infantil de 2009 a 2011?
Com o passar dos anos o número de crianças realizando trabalho infantil aumentou ou diminuiu?
R=_____________________________________________________________________________
Observe no gráfico como está organizada a parte que mostra a quantidade de crianças.
Cada espaço entre um número e outro corresponde a quantas pessoas?
R=_____________________________________________________________________
O número 2.144.014 deverá localizado ficar entre:
a)1.000.000 e 1.500.000
b)500.000 e 1.000.000
c)4.000.000 e 4.500.000
d) 2.000.000 e 2.500.000
Coloque no ábaco o número correspondente a quantidade de crianças referentes aos anos de:
2000
2010
Escreva por extenso o número de crianças correspondentes aos anos de:
2000:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________2010:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Fonte: http://homnisiurium.blogspot.com.br/2009/01/infelizmente-hoje-em-dia-o-trabalho.html
Questões a serem discutidas:
1. Quais são os estados com maior número de crianças trabalhando?
Questões a serem discutidas:
1. Quais são os estados com maior número de crianças trabalhando?
2. Em que região do país estes
estados se localizam?
3. Quem ganha com a exploração do trabalho
infantil?
Realize a atividade a seguir:
1. Ao lado de cada sigla escreva por extenso o número de crianças que trabalham nesses estados. Veja o exemplo que a professora já fez, utilizando as informações do DISTRITO FEDERAL:
DF
|
vinte e três mil e quarenta crianças
|
RS
|
|
SC
|
|
PR
|
|
SP
|
|
MG
|
|
RJ
|
|
MT
|
|
RO
|
|
Em que ano a região Nordeste apresentou o melhor índice relacionado ao trabalho infantil?
( ) 1995
( )1997
( )1998
( )1999
Qual a região que apresenta o menor índice de horas de trabalho infantil de 1995 a 1999:
( )Região Sul
( )Região Norte
( )Região Nordeste
( )Região Centro-oeste
( )Região Sudeste
Qual a região que apresenta o maior índice de horas de trabalho infantil de 1995 a 1999:
( )Região Sul
( )Região Norte
( )Região Nordeste
( )Região Centro-oeste
( )Região Sudeste
Qual a região que apresentou a menor mudança nos índices entre os anos de 1995 a 1999?
( )Região Sul
( )Região Norte
( )Região Nordeste
( )Região Centro-oeste
( )Região Sudeste
Represente no ábaco o número correspondente a quantidade de crianças trabalhadoras em cada região:
Região Norte:
Região Sudeste:
Região Centro-oeste
Região Sul
Região Nordeste:
O gráfico mostra a evolução do número de trabalhadores de 10 a 14 anos em seis regiões metropolitanas. Qual o nome das metrópoles a que o gráfico se refere?
R=________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Definindo metrópole:
Uma metrópole é um tipo de cidade responsável por gerar uma grande dependência econômica, política e social em outras localidades e regiões. Ela costuma agregar um entorno formado por duas ou mais cidades, que configuram a sua área ou região metropolitana, processo quase sempre efetuado por um intenso processo de conurbação, ou seja, a junção física do espaço urbano de dois ou mais municípios adjacentes.
Fonte: http://www.mundoeducacao.com/geografia/metropole.htm
Para pensar: A cidade onde você mora pode ser considerada uma metrópole? Justifique.
Segundo esse gráfico, em que mês e ano o trabalho infantil alcançou o patamar mais elevado?
Complete a sequência dos meses até chegar ao 19º anunciado no título do gráfico:
mar/02-____________-____________-___________-____________-___________-____________-
_____________-____________-___________-____________-____________-_______________-
____________-_____________-___________-____________-___________-________________.
******************************************************************************
Os
filhos do carvão
Cristina
Porto/Jô Azevedo
Aposto que você não sabia que o carvão é a
lenha do eucalipto queimado em fomos chamados "rabos quentes", sabia?
E, se não sabia disso, também não deve saber que rabo quente é uma espécie de
iglu (já viu como é a casa do esquimó?), feito de tijolo e barro, que arde e
estala com o fogo aceso durante três dias.
Pois é. Só que, para fazer o eucalipto virar carvão, muitas crianças têm
que trabalhar junto com os pais.
Quem
contou e até mostrou tudo isso para a minha professora foi a Luciane, uma
menina de 15 anos, que vive numa fazenda em Água Clara (no Mato Grosso do Sul).
Ela tem mais dois irmãos adolescentes e duas irmãs pequenas. Todos trabalham
com o pai numa carvoaria. Escute só o que mais ela falou:
"O médico me proibiu de mexer com
fumaça, pois já tive pneumonia. Mas meu pai não agüenta trabalhar sozinho.
Desde os 7 anos eu ajudo ele. Comecei fazendo porta de fomo, depois aprendi de
tudo. Tem de transportar a lenha, botar fogo, esperar esfriar e retirar o
carvão. Tem tanta coisa para se fazer numa carvoaria que, de noite, a gente
dorme até em pé."
Agora, pare um pouco e pense como deve ser
horrível a gente não : poder deitar em uma cama macia, cheirosa e quentinha,
ainda mais : quando está caindo de cansado. Pois é ... Esta história dos filhos
do : carvão só tem fumaça e tristeza. Se eu fosse pintar, só usaria o lápis:
cinza. E o preto também, claro, pra pintar o carvão e o "gato".
Sabe o que é esse gato preto entre aspas? É o
empreiteiro, o homem: que contrata os carvoejadores
e depois leva todos para morar em barracas, dentro das florestas onde estão
os eucaliptos que vão virar: carvão. É ali, no meio da fumaça e longe da
cidade, que famílias como a de Luciane vivem. E não é só em Água Clara. A Dona
Catarina disse: que também em Minas Gerais, na Bahia e no Pará.
Esta história cinza-triste me fez lembrar
amarelinha. É que minha: mãe sempre me dá um pedaço de carvão quando eu quero
riscar uma: amarelinha na calçada. É melhor que giz, porque o preto aparece
mais.
Será
que essas crianças do carvão já brincaram alguma vez de amarelinha?
Pensando sobre o texto
1)
O que Serafina conta no texto, de que assunto
ela trata?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)
Numere os parágrafos do texto .
3)Releia
o 2º e o 3º parágrafo para fazer as atividades a seguir:
a. Qual o nome e a idade da menina cujo depoimento foi colocado no texto?
a. Qual o nome e a idade da menina cujo depoimento foi colocado no texto?
_________________________________________________________
c. No final do texto,
são indicados outros três estados brasileiros onde existem meninos carvoeiros.
Pinte-os também.
4. Em dupla: Observe as
palavras destacadas:
"Esta história cinza-triste me fez lembrar-se de amarelinha."
a. Explique o sentido
da expressão história cinza-triste no texto. Converse com seu colega e anote as
suas considerações.
b. Por que Serafina se
lembra de amarelinha?
______________________________________________________________________________________________________________________________
c. Que ideia essa
oposição entre as cores transmite?
______________________________________________________________________________________________________________________________
5. No último parágrafo
do texto, Serafina aponta uma perda que o trabalho traz à criança. Que perda é
essa?
__________________________________________________________
Pensando um pouco mais sobre o texto
1. Pinte, nos trechos a seguir, as palavras que
indicam que o narrador, notexto, é também personagem.
"Aposto que você não sabia que o
carvão é a lenha do eucalipto queimado em fornos chamados "rabos
quentes", sabia? [ .. ] Esta história cinza-triste me fez lembrar de
amarelinha. É que minha mãe sempre me dá um pedaço de carvão quando eu quero
riscar uma amarelinha na calçada.”
2. A quem o pronome
você se refere no trecho anterior?
______________________________________________________
3. Volte ao texto e
identifique o parágrafo que apresenta o depoimento de uma criança trabalhadora.
a. Como você localizou esse parágrafo?
__________________________________________________________
__________________________________________________________
4. Localize no texto a definição da expressão
rabo quente.
a.Transcreva-a no espaço a
seguir.
_________________________________________________________
b.Explique: por que uma
parte do texto foi escrita entre parênteses? Com que: finalidade?
__________________________________________________________
5. Copie a seguir a última
frase do 59 parágrafo e observe a palavra escrita entre aspas.
a .O que ela significa? Por
que foram utilizadas aspas?
__________________________________________________________
b. Que outros
significados essa palavra pode ter?
__________________________________________________________
*****************************************************************************
Sequência didática Trabalho Infantil
********************************************************************************************************Sequência didática Trabalho Infantil
*************************************************
Sequência Didática Trabalho Infantil utilizando HQ
Trabalho com texto argumentativo:
Vídeo utilizado: Jonas e Lisa (Clique e o Link irá direcionar ao canal)
Sugestão retirada do Caderno Pedagógico de Língua Portuguesa - SME - Curitiba
Sugestão retirada do Caderno Pedagógico de Língua Portuguesa - SME - Curitiba
***********************************************************************
Antecipação da Leitura:
O que você vê na imagem? Qual o assunto do texto que virá a seguir?
Nenhum comentário:
Postar um comentário