Este texto é muito interessante para trabalhar com a notícia de forma lúdica e didática, pois brinca com a linguagem jornalística e faz uma paródia da história de Chapeuzinho vermelho. É bastante divertido e além de proporcionar o exercício da leitura e da interpretação, brinca com o imaginário das crianças. Posteriormente pode-se pedir que elaborem textos semelhantes, com as histórias que conhecem para elaboração da "GAZETA DOS CONTOS":
*************************************************
Textos para fundamentar o trabalho com o jornal:
************************************************************
Atividade realizada com uma notícia retirada do jornal Gazeta do Povo:
********************************************************************
Vamos fazer uma viagem pelo
jornal? Vamos começar pela capa.
Nome do jornal:__________________________________data:______________________
Identifique a manchete (título
principal de uma edição):
Identifique algumas chamadas
(Breves textos ou frases preparados para atrair o leitor):
Meteorologia (qual o previsão
climática para o dia na cidade):
Temperatura mínima:
Temperatura máxima:
|
Manhã: tarde:
noite:
|
Colunistas e assuntos
abordados:
Opinião seção destinada ao
comentário do jornal sobre o tema mais relevante da edição:
Leitores (espaço destinado aos
leitores e sua opinião):
*********************************
Que tal mostrar essa importante notícia publicada no Rio de janeiro em 14 de maio de 1888:
**********************************************************
Atividade sobre o Trânsito
Introdução:
Esta atividade foi
planejada para ser aplicada em uma turma de 5º Ano do Ensino Fundamental,
composta por 34 alunos. A escola em que a turma está inserida é de pequeno
porte, 6 turmas por turno apenas. Porém passa por uma situação preocupante com
relação ao trânsito em frente a escola. A entrada e saída dos alunos é
tumultuada e apesar de ter um guarda que orienta a passagem dos alunos, há
situações de perigo por conta do aumento de carros que transitam por lá. A
diretora da escola já tentou várias providências para solucionar o problema,
mas os responsáveis dizem que a escola está em uma localização inviável para
colocar uma lombada ou redutor de velocidade. A curva que dá acesso a escola
recebeu apenas um sinal luminoso. Pretende-se com este trabalho a
conscientização dos alunos com relação a uma postura defensiva e tentar atingir
aos pais que são também condutores de veículos que trafegam na região.
Objetivo:
- Levar os
alunos a refletirem sobre posturas defensivas no trânsito;
Tempo
previsto:
Observar o cronograma:
1ªsemana
|
2ª Feira
|
3º Feira
|
4ª Feira
|
5ª Feira
|
6ª feira
|
Projeto trânsito
|
Hora atividade
|
Projeto trânsito
|
Permanência
|
||
Projeto trânsito
|
Hora atividade
|
Projeto trânsito
|
Permanência
|
||
Recreio
|
Recreio
|
Recreio
|
Recreio
|
Recreio
|
|
Ed. Física
|
Projeto trânsito
|
Permanência
|
|||
Biblioteca
|
Projeto trânsito
|
Permanência
|
|||
2ªsemana
|
2ª Feira
|
3º Feira
|
4ª Feira
|
5ª Feira
|
6ª feira
|
Projeto trânsito
|
Hora atividade
|
Projeto trânsito
|
Permanência
|
||
Projeto trânsito
|
Hora atividade
|
Projeto trânsito
|
Permanência
|
||
Recreio
|
Recreio
|
Recreio
|
Recreio
|
Recreio
|
|
Ed. Física
|
Projeto trânsito
|
Permanência
|
|||
Biblioteca
|
Projeto trânsito
|
Permanência
|
Série/ano:
5º
Ano
Desenvolvimento
das atividades:
Inicialmente mostrar aos alunos a notícia
sobre a escola que saiu no jornal da região: “Folha Curitibana” que mostra
notícia sobre a escola:
- Identificar logo na primeira página a
manchete “MOTORISTAS NÃO RESPEITAM SAÍDA DE ALUNOS EM ESCOLA DO SANTA CÂNDIDA”.
-Localização e leitura da notícia na
íntegra:
-Reconhecer o olho da notícia, ou seja, o
resumo inicial.
-Interpretação de texto baseada na notícia:
a)Qual o problema enfrentado pela escola
denunciado no jornal?
b) Quem teve a iniciativa de denunciar o
problema à mídia?
c) Qual a solução sugerida por Mário
Mezaque, vice-presidente da Associação de moradores?
d) Na sua opinião, o que poderia ser feito
para resolver o problema?
-Conversa sobre o problema levantando o
questionamento sobre o que a escola e os alunos poderiam fazer para resolver ou
amenizar o problema.
-Solicitar uma entrevista com a diretora
para ver que atitude a escola já tomou co relação a isso ou quais poderia
tomar.
-Posteriormente no laboratório de
informática visitar a pagina do Google Maps e localizar a escola, observando
arredores, para entender o que a notícia afirma ser “desvio para o Atuba”.
-Utilizando as ferramentas do Paint, editor
de imagens, pedir que marquem o caminho feito por esses veículos e circulem a
área a que a notícia está se referindo.
-Identificar no
mapa o trajeto feito por cada um dos alunos até chegar na escola.
-Como trabalho de
casa pedir que observem no trajeto que fazem todos os dias quais são os sinais
de trânsito que encontram e pedir que
desenhem o mapa deste caminho com tais observações.
-Levantar
questionamentos sobre atitudes dos alunos que ajudariam a protegê-los no
trânsito inadequados de veículos em uma área escolar.
-Apresentar do vídeo “Greenlight – Sinal
verde – Sair do carro com cuidado”, que trata de uma postura correta que as
crianças precisam ter ao sair do carro.
-Elaborar uma entrevista para ser feita aos
pais sobre o assunto, questionando sobre o problema e levantando soluções.
-Confecção de cartazes de conscientização
para serem fixados no pátio da escola.
Disciplinas
envolvidas:
Língua Portuguesa
Geografia
Tecnologias
e mídias a serem utilizadas:
Jornal Impresso:
Folha Curitibana
Internet: GOOGLE
MAPS
Vídeo educativo:
Greenlight – Sinal verde – Sair do carro com cuidado, disponível em YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=1aMrFgCgWVg
Resultados esperados:
A avaliação ocorrerá no decorrer das
atividades, sendo observada a participação e envolvimento dos alunos e o
resultado final esperado está relacionado a mudança de comportamento das
crianças na entrada e saída da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário