Plano
de Aula:
MATEMÁTICA
Data:
|
I. Dados de
Identificação:
Escola: Theodoro
De Bona
Professor (a):
Marinês Dalila Allebrandt Teixeira
Ano: 4º Ano
Turma: A
Período: Manhã
|
II. Tema:
JOGO: QUANTO
MENOS MELHOR!
|
III. Objetivos
a) Resolver
situações-problemas que envolvam os campos conceituais das estruturas
aditivas(retirar) e das estruturas multiplicativas (comparativa, subtrativas e repartitivas);
b) Perceber
as propriedades aditiva e subtrativa do sistema;
c) Desenvolver
cálculo mental com a multiplicação do 100.
|
IV. Duração:
6 horas/aula
|
V. Tópicos relativos ao conteúdo:
* Propriedades do Sistema de Numeração Decimal;
*Tabuada do 100
*Subtração
|
VI. Encaminhamento Metodológico:
a)
Descrição
das etapas:
1. Organizar
os grupos, (pode ser duplas, trios, equipes de quatro alunos)
2. Entregar
o conjunto de fichas sobrepostas e pedir que os alunos separem o conjunto de
números que possuem 3 e 4 ordens
(centenas e unidades de milhar).
3. Fazer
uma simulação do jogo com um grupo, tendo os demais como observadores, para
que todos possam verificar e compreender as regras.
4. Ao
final do jogo explorar situações que tenham surgido durante a brincadeira.
b)
Para
organizar o jogo:
1. A
ficha 4.000 é para iniciar o jogo.
2. Os
alunos decidem a ordem em que deverão jogar.
3. Na
folha de papel, todos do grupo escrevem seus nomes na ordem em que irão
jogar.
c)
Regras
do jogo:
1. O
jogo inicia com a ficha 4.000 colocada no centro do grupo.
2. Na
folha de papel, escreve-se o número 4.000.
3. O
primeiro jogador joga o dado, verifica o número obtido e o multiplica por
100. Pega a ficha correspondente ao resultado da multiplicação e a subtrai de
4.000, fazendo as trocas necessárias para formar o novo número.Por exemplo:
Se ao jogar o dado sair o número 4, tem-se 4x100=400. Pega-se a ficha 400, coloca-se abaixo do 4.000 e pensa-se
no resultado da subtração.
4. O
jogador pega as fichas e forma o número correspondente ao resultado. Esse
será o novo número para o próximo jogador. Na folha de papel, registra-se o
cálculo feito. No caso do exemplo forma 3.600.
5. A
partir do novo número formado, é a vez do próximo jogador fazer o mesmo
processo.
6. O
primeiro que chegar a um número menor que 1.000 avisa:”Quanto menos, melhor”
e vence o jogo.
d)
Resolução
de situações-problema sobre o jogo:
1. João
percebeu que o colega que jogava com ele poderia ganhar o jogo, pois na mesa
estava o número 1.400. Você concorda? Que números deveriam sair no dado para
que o colega de João não ganhasse o jogo? (sim poderia ganhar com a próxima
jogada, a não ser que tirasse o 4,3,2 e 1)
2. João
viu na mesa o número 1.300. Ele jogou o dado e disse:”Quanto menos, melhor!”
Qual o número que ele tirou no dado? (4, 5 ou 6)
3. Dois
jogadores já jogaram. Na mesa há o número 3.800. Qual o número que saiu no
dado de cada jogador? Explique sua
resposta. (1= cada jogador só pode ter feito 1 ponto em sua jogada)
4. Em
4 jogadas seguidas saiu o número 5 no dado. Qual o número que deve estar
sobre a mesa? O jogo já terminou? (2.000)(não terminou)
5. Qual
o número mínimo de jogadas para que haja um vencedor nesse jogo, se ele
estiver sendo jogado em dupla? (6 pontos+ 6 pontos+ 6pontos+ 6pontos+6
pontos+1 ponto)
|
VII. Recursos didáticos:
- Um jogo de fichas sobrepostas por
equipe;
- Uma folha, um
lápis por equipe;
- Um dado por
equipe.
- Caderno de
matemática para registro de situações-problema que a professora propor, após
o término do jogo.
|
VIII. Avaliação:
- Observação dos alunos
durante o jogo: Estão conseguindo realizar o cálculo mental? Quais
estratégias estão utilizando para realizar os cálculos?
- Averiguar a
resolução das situações-problema.
Critérios:
- Resolve
situações de subtração envolvendo os dignificados de juntar, retirar,
acrescentar e completar quantidades;
-Relaciona adição
e subtração como operações inversas;
|
XIX. Bibliografia:
SMOLE, Kátia Stocco. Materiais
manipulativos para o ensino das quatro operações. Coleção Mathemoteca.
Mathema, São Paulo 2012.
http://multimidia.educacao.curitiba.pr.gov.br/2016/3/pdf/00099957.pdf. Plano Curricular
Preliminar, 4º Ano, 2016.
|
Aqui estão postadas atividades que deram bons resultados em minha prática pedagógica.É um espaço de troca, um diário de atividades... Nem todas atividades postadas foram elaboradas por mim. Muitas encontrei navegando pela internet, apliquei em minha turma de 5º Ano e o resultado foi bom.
Planos de Aula Matemática
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário