sábado, 18 de maio de 2013

Atividades educativas sobre o dia do trabalho


1. Depois da conversa sobre as relações de trabalho impostas pelos portugueses aos índios e posteriormente aos escravos africanos, levei aos alunos o texto sobre o surgimento da data comemorativa:

História do Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. 
A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.


Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

2. Leitura e interpretação oral

3. Reflexão sobre a conquista dos trabalhadores com relação aos direitos trabalhistas no decorrer da história.

4.Atividade de pesquisa para casa:
Pesquise com seus familiares  quais são os direitos e deveres de um trabalhador na atualidade:
Dever do trabalhador
Direito do trabalhador

























5.No dia seguinte realizaram a apresentação da pesquisa para os colegas, discutindo siglas que descobriram, como: FGTS, PIS ou PASEP.

6. No jornal do dia 30/04, disponível na escola (Gazeta do Povo), pesquisar em equipes notícias referentes a programação para o Dia do Trabalho.

7.Pesquisa no jornal sobre a oferta de trabalho, no caderno de classificados, para as seguintes profissões (uma para cada equipe):
  • Farmacêutico;
  • garçom;
  • professor;
  • secretária;
  • balconista;
  • açougueiro;
  • pizzaiolo.
8. Discutir com os colegas da equipe sobre o anúncio encontrado, verificando se há no anúncio informações sobre alguns direitos, como: carga horária, salário, benefícios e também algumas exigências como: experiência, formação, etc.

9.Contar para os alunos das outras equipes as descobertas.

10.Anotar no quadro abreviaturas encontradas nos anúncios e discutir porquê são comum nesse gênero textual (economia). São comuns as abreviações:
  • CV: Currículun Vitae;
  • VT: Vale-transporte;
  • VR: Vale- alimentação;
  • P/: para;
  • S/:sem;
  • C/: com;
  • Exp.: experiência
11. Anotar no caderno as descobertas.

Fotos dos alunos manuseando o jornal:








































12.Para tarefa de casa:
Elabore um anúncio para o jornal, fazendo de conta que você é um empregador procurando um funcionário. Escolha a profissão e faça um texto bem criativo. Você pode usar as abreviações que aprendeu hoje.

13.Entrevista elaborada coletivamente com a turma para ser realizada com alguém de sua casa:
a) Qual seu nome e  sua profissão?
R=>__________________________________________________________________________

b)Há quanto tempo você realiza este trabalho?
R=>__________________________________________________________________________

c)Quantas horas semanais você trabalha?
R=>__________________________________________________________________________

d)Qual o seu dia de folga?
R=>___________________________________________________________________________

e)Você recebe por mês:

(   ) 1 salário mínimo                (   ) Mais do que 1 salário mínimo.

f)Qual o seu grau de instrução?

(   ) Ensino Fundamental
(   )Ensino Médio
(   )Curso técnico
(   )Graduação

g) Se você não realizasse este trabalho, que outra profissão você escolheria?
R=>____________________________________________________________________________

14. Com as respostas do questionário foram elaboradas tabelas e a partir delas gráficos de coluna e pizza ( Tabela das profissões, gráfico dos ganhos mensais e dos horários de trabalho). 

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