sexta-feira, 24 de maio de 2013

A Festa da Bicharada

A Festa da Bicharada

O leão chegou rugindo,
iniciou toda a festança
e os pernilongos, zumbindo,
orquestraram a dança.

A rã chegou coachando,
começou logo a dançar,
porém o pato, grasnando,
fez a pobre se afastar.

Enquanto o gato miava,
balava uma bela ovelha.
Feio mocho ali piava,
quando então zumbia a abelha.

Entra a pombinha arrulhando,
depois o cachorro a latir.
Deixo a história parada,.
para outro concluir.

Sugestões de encaminhamento:
1. Leitura coletiva. Cada aluno lê um verso, reforçando a diferença entre verso e estrofe.

2. Pinte cada estrofe do texto de uma cor diferente.

3.Procure no dicionário a palavra "mocho" e escrever o significado que mais combina com o texto.

4. Escreva o que cada animal fez quando chegou à festa, conforme o modelo:
a) O leão rugiu
b)O pernilongo.............................
c)a rã..........................
d)o pato....................
e) O gato................
f)A pombinha.................
g)O cachorro............

4. Registrar no texto as palavras do texto que rimam entre si.

5. Qual dos animais iniciou a festa?
R=>__________________________________________________________

6.Quem se afastou da festa? Por quê?
R=>__________________________________________________________

7. Qual foi o último animal a chegar a festa?
R=>___________________________________________________________

8. Observe que a última estrofe do texto sugere que se dê um final para o poema. Pedir aos alunos que façam uma nova estrofe criando um final, tomando o cuidado de usar palavras que rimam entre si:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Olimpíada de Matemática - Treinamento


Atividade elaborada pela Professora Fabiane/ 2012

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Texto científico: Xaxim


XAXIM

      Desde que o xaxim começou a ser usado como vaso, existem algumas dúvidas: Afinal, ele é vaso ou é planta? Do que ele é feito?
      O xaxim, não é só um vaso, é uma espécie antiquíssima, uma planta pré-histórica de mais de 300 milhões de anos. Ele é chamado de samambaia na botânica e popularmente é conhecido como samambaião ou samambaia-açu.
      O caule dessa planta é composto por uma espécie de fibra, que na verdade são as raízes externas. No topo do xaxim tem a copa, que é formada por uma coroa de folhas que caem e chegam a medir cinco metros de comprimento. Essa planta pode medir até 10 metros de altura. Ela cresce bem devagar, cerca de 5 a 8 centímetros por ano. Para atingir um tamanho bom para o corte, o xaxim demora uns 50 anos.
      A parte da planta que parece fibrosa, as raízes externas, tem grande capacidade de reter umidade, boa drenagem e é excelente para a conservação de plantas. Mas se a extração do xaxim para fazer vasos continuar, em poucos anos ele pode ser extinto. A extração do xaxim é proibida em todo o território nacional desde 1992.
      No Brasil, o estado onde mais se produz vasos de xaxim é o Paraná. Mas, segundo o Ibama*, a comercialização só é possível a partir da produção em condições de viveiro. As pessoas que já tinham xaxim em suas propriedades foram obrigadas a fazer um cadastro junto ao Ibama prestando contas de quantos pés de xaxim possuíam e da movimentação dessa produção. Isso é feito por meio de um relatório mensal. A não apresentação desse relatório faz com que o produtor esteja sujeito a inspeção do órgão.
      Com a proibição pelo Ibama da exploração do xaxim natural, produtores e comerciantes foram obrigados a buscar alternativas. Materiais como a fibra do coco verde reciclada e a casca do pinheiro têm sido algumas dessas alternativas.
      Vamos pensar duas vezes antes de comprar um vaso feito de xaxim!?

*Ibama: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.Texto adaptado do site: http://www.socioambiental.org/banco_imagens/pdfs/10297.pdf, p. 145. Acesso em: 13/12/2012.

Responda as questões baseando-se nas informações do texto:

1) O xaxim é um vaso ou uma planta?
R=>_____________________________________________________________________________

2) Há quantos anos existe o xaxim?
R=>______________________________________________________________________________

3) Com base na resposta anterior, pode-se dizer que o xaxim é uma planta pré-histórica?
                                        (  ) sim                           (   )não

4) Como o xaxim é conhecido na botânica?
R=>______________________________________________________________________________

5) Sublinhe com lápis de cor  o trecho do texto que explica sobre o crescimento do xaxim. Copie abaixo:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) Por que o xaxim é usado como vaso?
R=>___________________________________________________________________________
_
8) Com a proibição pelo Ibama da exploração do xaxim natural, que alternativas foram buscadas por produtores e comerciantes?
R=>_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9)Qual a fonte deste texto científico?
R=>______________________________________________________________________________

10) Qual é o estado brasileiro que mais produz xaxim no Brasil?
R=>______________________________________________________________________________

11) Você concorda com o convite feito no último parágrafo do texto? Justifique.
R=>______________________________________________________________________________

13)Copie do texto as palavras escritas com X e observe o som que representa em cada uma delas:

Som de CH
Som de S
Som de Z
Som de SC
























sábado, 18 de maio de 2013

Atividades educativas sobre o dia do trabalho


1. Depois da conversa sobre as relações de trabalho impostas pelos portugueses aos índios e posteriormente aos escravos africanos, levei aos alunos o texto sobre o surgimento da data comemorativa:

História do Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. 
A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.


Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

2. Leitura e interpretação oral

3. Reflexão sobre a conquista dos trabalhadores com relação aos direitos trabalhistas no decorrer da história.

4.Atividade de pesquisa para casa:
Pesquise com seus familiares  quais são os direitos e deveres de um trabalhador na atualidade:
Dever do trabalhador
Direito do trabalhador

























5.No dia seguinte realizaram a apresentação da pesquisa para os colegas, discutindo siglas que descobriram, como: FGTS, PIS ou PASEP.

6. No jornal do dia 30/04, disponível na escola (Gazeta do Povo), pesquisar em equipes notícias referentes a programação para o Dia do Trabalho.

7.Pesquisa no jornal sobre a oferta de trabalho, no caderno de classificados, para as seguintes profissões (uma para cada equipe):
  • Farmacêutico;
  • garçom;
  • professor;
  • secretária;
  • balconista;
  • açougueiro;
  • pizzaiolo.
8. Discutir com os colegas da equipe sobre o anúncio encontrado, verificando se há no anúncio informações sobre alguns direitos, como: carga horária, salário, benefícios e também algumas exigências como: experiência, formação, etc.

9.Contar para os alunos das outras equipes as descobertas.

10.Anotar no quadro abreviaturas encontradas nos anúncios e discutir porquê são comum nesse gênero textual (economia). São comuns as abreviações:
  • CV: Currículun Vitae;
  • VT: Vale-transporte;
  • VR: Vale- alimentação;
  • P/: para;
  • S/:sem;
  • C/: com;
  • Exp.: experiência
11. Anotar no caderno as descobertas.

Fotos dos alunos manuseando o jornal:








































12.Para tarefa de casa:
Elabore um anúncio para o jornal, fazendo de conta que você é um empregador procurando um funcionário. Escolha a profissão e faça um texto bem criativo. Você pode usar as abreviações que aprendeu hoje.

13.Entrevista elaborada coletivamente com a turma para ser realizada com alguém de sua casa:
a) Qual seu nome e  sua profissão?
R=>__________________________________________________________________________

b)Há quanto tempo você realiza este trabalho?
R=>__________________________________________________________________________

c)Quantas horas semanais você trabalha?
R=>__________________________________________________________________________

d)Qual o seu dia de folga?
R=>___________________________________________________________________________

e)Você recebe por mês:

(   ) 1 salário mínimo                (   ) Mais do que 1 salário mínimo.

f)Qual o seu grau de instrução?

(   ) Ensino Fundamental
(   )Ensino Médio
(   )Curso técnico
(   )Graduação

g) Se você não realizasse este trabalho, que outra profissão você escolheria?
R=>____________________________________________________________________________

14. Com as respostas do questionário foram elaboradas tabelas e a partir delas gráficos de coluna e pizza ( Tabela das profissões, gráfico dos ganhos mensais e dos horários de trabalho). 

terça-feira, 14 de maio de 2013

Notícia da Abolição dos escravos

Que tal mostrar essa importante notícia publicada no Rio de janeiro em 14 de maio de 1888:


Se a notícia saiu no dia 14 de maio, uma segunda-feira e a lei foi assinada no dia 13 de maio, em que dia da semana isso aconteceu?

terça-feira, 7 de maio de 2013

Frases singular para plural


Reescreva as frases deixando-as no plural:
a) O papagaio é uma ave que possui a incrível capacidade de repetir sons.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)O palhaço faz rir as crianças.
_________________________________________________________________________________
c)O bolo ficou muito doce.
_________________________________________________________________________________
d)O avestruz tem pescoço longo e a girafa também.
_________________________________________________________________________________
e) O elefante possui uma tromba que pode sugar até dez litros de água.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f)A preguiça movimenta-se muito pouco durante a noite e dorme durante o dia.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
g)A girafa tem o maior pescoço entre todos os animais. Ele pode alcançar até 3 metros de altura.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
h)A vaca é um animal sagrado na Índia. Lá ninguém come da sua carne.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
i)O cão é considerado o melhor amigo do homem. É um animal doméstico e acompanha o ser humano há milhares de anos.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Avaliação de Língua Portuguesa SME 5º Ano

Avaliação elaborada pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, para avaliação da área de  Língua Portuguesa, e aplicada em 100% das escolas municipais: Ano 2011